VPN (Virtual Private Network) é uma Rede Virtual Privada que usa a internet para conectar-se a uma determinada localização para usar seus serviços, essa conexão pode acontecer de diversas formas mas a criptografia é a mais usada, assim, a comunicação entre usuário e servidor fica protegida.

A conexão entre usuário e servidor acontece por meio de um software disponibilizado pelos administradores do serviço da VPN, usando um login e senha para se conectar.

A VPN serve para empresas na qual um colaborador precise usar um sistema interno, acessar seu e-mail e salvar arquivos no servidor de rede. Para que ele consiga fazer isso, os administradores habilitam a VPN para que não haja ataques cibercriminosos.

Pode ser usada também em países onde seus habitantes têm acesso limitado a alguns sites e serviços. Existe uma série de serviços de VPN disponíveis na internet e vários dão a possibilidade escolher a região que desejam acessar pela internet. Isso acontece porque ao invés de acessar o site diretamente, os usuários podem acessar o endereço do servidor de VPN e, por dentro dele, acessar o site desejado.

A VPN não garante anonimato e não melhora a velocidade da internet. Esse serviço tem o conceito de privacidade baseado em política e não de privacidade!