Hackers invadem computadores e sequestram dados da empresa
Ninguém está totalmente seguro como demonstraram os ataques de grupos que picham sites ou invadem bancos de dados no Brasil e no mundo. Sony, FBI, IBGE e até a Presidência da República.
Uma das ações importante e fazer um backup diário do seus dados pelo menos em (2) lugares diferentes, aconselhamos a troca da unidade ( HD USB DE BACKUP ) frequentemente (ter uma rotina), não deixando a mesma unidade de backup conectado ao servidor constantemente, assim, caso houver algum problema você terá o backup do dia anterior. Outro fator e manter o antivírus, firewall sempre ativados e atualizados nas maquinas.
Abaixo listamos algumas maneiras de como proteger os computadores da sua empresa dos Hackers:
1. Mantenha todas as atualizações em dia.
Os criminosos e as produtoras de software têm uma relação de gato e rato: eles exploram falhas de segurança; elas correm para divulgar correções.
O número de ataques contra “brechas inéditas” em empresas cresceu, usam esses programas podem sofrer consequências sérias se não atualizarem seus sistemas a tempo. Parece básico, mas acontece: muitas empresas ficam vulneráveis porque deixam de atualizar os próprios antivírus.
2. Os funcionários ainda são a melhor porta de entrada.
De nada adiantam milhões de reais investidos em tecnologia, se os hackers tiverem um aliado involuntário na outra ponta: o funcionário. Sem saber, ele pode deixar pistas nas redes sociais que ajudam os criminosos a criar e-mails e mensagens dirigidas a determinados grupos (os scams), com a intenção de instalar programas maliciosos na rede. Um simples pen drive, dado por alguém de fora, também pode trazer perigo. Explorar as vulnerabilidades humanas é tão comum que ganhou um nome: engenharia social. Por mais que a responsabilidade de educar seja da empresa, é sempre louvável que o funcionário tenha bom senso. “Começa pela educação, seja a empresa grande ou pequena”, afirma grandes empresas de segurança.
3. Diferentes plataformas, diferentes senhas.
Não é só pelo prazer de dificultar a sua vida que os especialistas em segurança recomendam a utilização de senhas complexas, que sejam longas e combinem letras, números e símbolos sem nenhuma referência com a empresa.
A senha é a porta de entrada de qualquer sistema de segurança. Utilizar sempre a mesma pode abrir várias brechas para hackers do mal (os crackers) que tenham conseguido invadir um único sistema.
4. É preciso ser ágil na hora de definir a política de segurança.
O criminoso digital evolui”. Os programas que protegem a empresa precisam evoluir junto isso não inclui apenas os computadores, smartphone e tablets também carregam dados corporativos. Pragas disfarçadas de aplicativos representaram uma das principais ameaças em 2010, aponta a Symantec. Uma política de segurança anacrônica, nesse caso, poderia entregar de bandeja dados confidenciais da empresa pelos smartphones. Também é fundamental ter sempre senhas de acesso em todos os dispositivos móveis. Um smartphone roubado pode escancarar as portas.
SEM SABER, O FUNCIONÁRIO PODE DEIXAR PISTAS NAS REDES SOCIAIS QUE AJUDAM CRIMINOSOS A INSTALAR PROGRAMAS MALICIOSOS.
Veja no vídeo abaixo a reportagem que o Fantástico exibiu no último domingo (25/10):