LGPD e TI
Como já sabemos, a LGPD trouxe algumas mudanças relevantes no processo de coleta, tratamento e uso de dados pelas empresas. E há um grande impacto na área de TI, vamos conferir quais serão os desafios daqui para frente!
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma legislação que entrou em vigor em setembro de 2020 no Brasil para estabelecer normas relacionadas ao tratamento de dados de pessoa física, sejam de clientes ou funcionários, nas suas mais variadas aplicações e ambientes, adotando medidas para a proteção, segurança e confidencialidade dos dados.
A LGPD impacta todos os setores de uma organização, e o TI é um deles, é necessário aplicar continuamente boas práticas de segurança e que são relevantes e de grande impacto na LGPD.
Alguns pontos técnicos são de extrema importância para adequar o departamento de TI e ter maior segurança com relação a LGDP na sua empresa.
Firewall – Monitoramento de acessos à internet por usuário e bloqueio de sites indevidos, acesso da rede corporativa de qualquer lugar via VPN.
Backup – Backup em nuvem com maior segurança e criptografia, recuperação do backup de forma ágil e segura.
WiFi Corporativo – Possibilidade de criar redes diferentes, para acesso de funcionários, diretoria e visitantes.
Antivírus Corporativo – Combate as ameaças virtuais e ataques criminosos, maior rapidez na detecção de vírus e ameaças virtuais, proteção ativa 24 horas.