Quem acompanha as notícias da tecnologia sabe que, todos os dias, há um novo golpe ou malware rodando pela internet. Essa eventualidade pode acontecer com pessoas que usam supostas ofertas de softwares gratuitos.

A proposta é tentadora mas a ideia de obter aplicativos e programas sem custo esconde riscos a curto e a longo prazo trazendo surpresas desagradáveis.

Vamos conferir 6 riscos de usar programas crackeados:

✅Programa pirateado pode ser vírus: há risco de você encontrar algo indesejado que possui um malware camuflado.

✅A instalação requer desativação do antivírus: a instalação de programas não-licenciados requer a desativação temporária do antivírus do computador, algo que pode deixar seu computador vulnerável.

✅A fonte do download pode trazer ameaças: as páginas de download costumam ter muitos anúncios, facilitando a ação de malwares auxiliares.

✅Falta de atualizações pode gerar problemas de segurança: programas pirateados podem deixar o computador exposto a ameaças externas.

✅As funções do programa podem não operar bem: softwares pirateados podem trazer problemas de usabilidade que interferem no trabalho do dia a dia.

✅Trabalhos podem ser perdidos: você pode perder trabalhos sem aviso prévio por conta de bugs.

Para evitar esse tipo de problema, opte sempre por baixar o programa original. Pirataria é perigoso e pode trazer sérios riscos ao seu dispositivo.