As redes públicas surgiram para fornecer uma maior comodidade dos estabelecimentos para seus consumidores, era vista como uma forma de se distrair durante a espera ou buscar uma informação naquele momento.

Mas com a transformação digital, a mobilidade no trabalho trouxe alguns riscos. Ao lidar com informações confidenciais e dados sensíveis, a exposição em um ambiente não monitorado e com pouca segurança cria um campo para ameaças, como: hackers e man in the middle, que é um tipo mais comum de hack e roubo de dados e informações confidenciais.

E para a sua segurança e da sua empresa, vamos apresentar algumas formas de se proteger:

Use VPN: mesmo que um hacker consiga acessar sua conexão, seus dados estarão criptografados com segurança;

Use conexões SSL: se você não possuir a VPN, você pode ativar uma cama da criptografia ativando a opção “sempre usar https” nos sites que você usar com frequência.

Desative o compartilhamento: você pode desativar o compartilhamento de informações no Painel de Controle ou permitir que o Windows faça isso por você.

Desligue o Wi-Fi quando não precisar dele: mesmo que você não esteja fazendo uso da rede, o hardware de Wi-Fi continua transmitindo dados nas redes próximas. Se estiver fazendo algo no computador que não necessite da internet, desligue o Wi-Fi.