Site do Ministério da Saúde e o aplicativo ConecteSUS ficam fora do ar após ataque de hacker
No dia 10/12/2021 o site do Ministério da Saúde e o aplicativo ConecteSUS que fornece o certificado nacional de vacinação da Covid-19, foram alvos de ataques de ataques de hackers e ficaram fora do ar. A pasta do governo federal informou que alguns sistemas foram comprometidos e que acionou a PF (Polícia Federal) e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República para investigar o caso.
O ministro Marcelo Queiroga confirmou que foi um ataque cibernético e de que os dados não serão perdidos, pois há backup.
Nas duas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um “ransomware” e que “50 TB de dados foram copiados e excluídos”.
O grupo Lapsus$ Group assumiu a autoria da ação criminosa e de que os dados foram copiados e excluídos”. Os invasores informaram que o portal do Ministério da Saúde sofreu um ataque “ransomware”.
O ransomware é um tipo de vírus que sequestra os dados do computador da vítima e que geralmente promete liberar o acesso após o pagamento de um valor pelo resgate.
O ideal é sempre manter todos os equipamentos com as licenças de antivírus atualizadas, deixar as varreduras programadas, entre outros. Além disso, manter a frequência do backup de todos os arquivos de rede, backup em HD, storage e na nuvem, assim caso ocorra de seus dados serem sequestrados, não terá problemas na perda do acesso aos dados, pois teremos como recupera-los de outros soluções de backup feitas.
A Asasul tem as melhores soluções de backup e de antivírus corporativo para ajudar a sua empresa a se prevenir dos ataques maliciosos da internet.
Entre em contato com a Asasul e conheça as soluções.