software original x software não licenciado
Investir em um Software pirata vale a pena?
Será que realmente vale a pena utilizar um software pirata na minha empresa?
Pode parecer que sim, no primeiro momento, mas você já deve ter visto uma série de riscos associados ao uso de softwares piratas.
O licenciamento de softwares tem regras definidas pelo desenvolvedor e é preciso conhecer suas limitações e aplicações.
Renunciar à contratação de um software, baixando a aplicação de maneira ilegal pode sair muito mais caro. Para começar, os dados do usuário se tornam vulneráveis, especialmente por conta do phishing – roubo de dados comum em softwares piratas.
Com esse defeito na segurança, suas informações sigilosas podem ser acessadas por usuários maliciosos, facilitando práticas criminosas. A exposição aos vírus e malwares está no pacote, o que pode causar danos irreparáveis às suas informações e gerar prejuízos gravíssimos.
As instabilidades são outro problema em programas pirateados. Elas se tornam ainda mais prejudiciais pela ausência de suporte técnico e até mesmo de atualizações, que é um benefício de que apenas os usuários regularizados podem usufruir.
Softwares originais são protegidos pela lei de Direito Autoral, a licença é o que estabelece os termos de uso de qualquer programa, em caso de violações como cópias, distribuições e instalações ilegais, a empresa está infringindo a lei e com isso correndo grandes riscos de penalidades legais que podem ser aplicadas a ela.
É importante lembrar que dependendo do grau de violação a multa por uso ilegal de softwares pode chegar até três mil vezes o valor da licença original.
E então, é melhor investir em um software original, né?
#Asasul #AsasulIT #TI #TecnologiaDaInformacao #Software #SoftwareOriginal #SoftwareNãoLicenciado