Você já se perguntou o que é HTTPS? O Hyper Text Transfer Protocol Secure (https) insere uma camada de proteção na trasmissão de dados entre o navegador e o servidor da web para evitar que terceiros interfiram na comunicação e roube os dados da pessoa que está acessando aquele site.

A ideia por trás do protocolo é garantir a confidencialidade, criptografando as informações transmitidas, como por exemplo: detalhes de pagamento e seus dados pessoais em um site de compras online.

Mas não confunda http e https, são protocolos diferentes e vamos entender suas diferenças agora. O http é um protocolo que permite que o navegador e o servidor estejam conectados e possam trocar conteúdo entre si; Já o https possui 3 níveis de proteção, são eles:

– Criptografia: os dados dos clientes ficam incompreensíveis para terceiros;
– Integridade de dados: os dados não são trocados durante sua transferência;
– Autenticação: o https garante que o site visitado é o que o usuário busca, de fato.

Lembrando que, infelizmente, o https não está disponível em qualquer lugar. O usuário depende dos sites que oferecem esse suporte mas em muitos casos, a conexão segura está disponível, que deve ser habilitada manualmente caso você deseje uma proteção a mais para os seus dados.

Sempre procure usar sites com https para que suas informações estejam protegidas e tome cuidado com sites sem segurança, afinal há o perigo de um hacker acessar suas informações e senhas, utilizando-as para diversos fins.