Home Office: Medidas a serem tomadas para deixar sua empresa segura
Algumas medidas devem ser essenciais para que as empresas se adequam ao home office sem prejuízos.
Devido ao avanço do coronavírus no Brasil, muitas empresas já aderiram o formato de trabalho em “home office” como medida preventiva para diminuir a disseminação do vírus entre seus colaboradores. A migração para o trabalho em home office, com todo o suporte necessário, geralmente leva alguns meses para ser implementado nas empresas, porém, a realidade atual é bem diferente, obrigando que isso seja feito o mais rápido possível, questão de dias.
Porém, é preciso tomar muito cuidado, pois, enquanto vários países do mundo estão se esforçando para combater a pandemia do coronavírus, os cibercriminosos estão se aproveitando dessa situação e enviando mensagem de conscientização que contenham programas maliciosos de furto de dados (phishimg).
De acordo com a Agência de Cybersegurança da União Europeia (Enisa), são nesses momentos que crescem os riscos de ataques de hackers. O trabalho home office precisa ser algo bem planejado e seguro, pois, os computadores de colaboradores costumam ser mais vulneráveis a ataques de hackers.
Abaixo temos as principais dicas para que as empresas não corram risco durante este período:
1 – Disponibilize uma rede segura
Verifique se a organização disponibiliza acessos seguros aos servidores, como VPN (Virtual Private Network) para seus colaboradores, pois, a VPN garante que o trafego seja controlado, criptografado, principalmente se está conectado a uma rede Wi-Fi que não é confiável.
2 – Revisar as senhas
É essencial que cada colaborador estabeleça senhas robustas (oito caracteres que tenham letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos) para acessarem recursos profissionais, como e-mail, sistemas ou outros aplicativos de trabalho.
3 – Proteção contra phishing
Evite clicar em links onde parecem ser suspeitos e fazer download apenas de fontes conhecidas, é essencial em caso de receber um e-mail ou mensagens com uma solicitação incomum verificar minuciosamente os dados do remetente para garantir que ele seja de seguro ou de fontes confiáveis e não de cibercriminosos.
4 – Tenha antivírus instalado e atualizado
Manter um antivírus instalado e atualizado é sempre uma boa forma para se manter protegido do cibercriminosos, embora os antivírus não sejam garantia absoluta contra as ameaças digitais, pelo menos eles podem impedir grande parte ou avisá-lo sobre a presença de uma atividade estranha. É bom lembrar que mesmo com o antivírus instalado é sempre bom manter o extremo cuidado ao acessar sites e clicar em mensagens suspeitas, pois, todo computador está sujeito a uma infinidade de malwares, de cavalos de Troia a worms que destroem dados e ransomware.
5 – Mantenha o Windows 8 Pro em diante instalado
Como já é de conhecimento, o sistema operacional Windows 7 deixou de ter atualizações e correções de segurança desde o dia 14 de janeiro de 2020, ou seja, o mesmo ficou mais vulnerável as ameaças digitais (vírus).
O recomendado é manter sistemas operacionais atuais instalados (Windows 8 Pro, Windows 8.1 Pro ou Windows 10 Pro) para a maior segurança de navegação e menor vulnerabilidade das ameaças digitais, os sistemas operacionais atuais possuem frequentes atualizações correções de seguranças.
Para saber mais sobre essa e outras novidades, você pode entrar em contato pelo Whatsapp no ícone flutuante ou telefone (11) 2155-2222.