Sempre é bom garantir o bom funcionamento dos equipamentos de TI de sua empresa e garantir que o inventário esteja sempre atualizado, pois equipamentos obsoletos ou com baixo desempenho interferem negativamente na produtividade da empresa e estão sujeitos a panes com maior frequência.

Os equipamentos em mau estado de funcionamento podem afetar a segurança de arquivos, que podem ser perdidos devido a alguma falha de sistema, ou até mesmo roubados por causa de uma invasão por vírus e malwares. Além de que equipamentos “obsoletos” também prejudicam a produtividade da equipe que, pois os equipamentos ficam mais lentos, ficam superaquecendo, desligam sem motivos aparentes e travamentos são sinais claros de que um computador está próximo do fim de sua vida útil.

Ter uma boa gestão de ativos em TI é uma prática importante dentro de qualquer empresa, pois é a empresa de TI quem irá cuidar de todos os dispositivos tecnológicos, sejam físicos, como os hardwares, ou virtuais, como os softwares, e é uma ótima forma de organização.

Com o inventário sempre atualizado é possível obter um levantamento preciso e entender o estado de funcionamento de todos os equipamentos. A gestão dos ativos auxilia a avaliar a necessidade de novos investimentos tecnológicos e evitar desperdícios com recursos improdutivos.

A gestão dos ativos da empresa é um ponto importante para determinar o melhor momento para a substituição ou atualização de um equipamento e assegurar um maior desempenho dentro da organização. Ela contribui para otimizar os equipamentos e conseguir maior eficácia nos processos, além da economia de tempo e dinheiro.

Computadores defasados ou em mau estado ficam mais lentos, vulneráveis a ataques e apresentam maior risco de dar defeito. Por isso o ideal é manter o gerenciamento dos ativos de TI atualizados, é essa gestão que possibilita o planejamento da aquisição de novos computadores, o acompanhamento de sua vida útil e sua substituição no momento mais oportuno.

Nosso time de suporte está à disposição para nossos clientes e parceiros – fale com um especialista!