A transformação digital pode ser definida como um processo que modifica as estruturas das organizações, dando à tecnologia um papel central na solução de problemas. Ela vai além do uso superficial da internet para ter, por exemplo, um site corporativo, alcançando operações de gestão das empresas.

Antes da crise sanitária e econômica provocada pelo coronavírus, a transformação digital já era importante, pois ela aumenta a eficiência das ações da companhia – ou seja, permite um resultado melhor usando menos recursos financeiros, materiais e humanos.

Com a chegada das quarentenas e medidas de distanciamento social, essa mudança de paradigma se tornou crítica para que as empresas se mantenham funcionando, apoiando o gerenciamento do home office e do atendimento remoto de clientes com segurança.

Tanto que o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020), publicado em novembro de 2020, mostrou que, no Brasil, 87,5% das companhias investiram em alguma iniciativa rumo à transformação digital este ano.

Os impactos da Covid-19 também fizeram 92% das empresas ouvidas reinventarem seu modelo de negócio. No entanto, 44% disseram não contar com a infraestrutura de TI necessária para avançar no campo digital, e mais de 95% identificaram barreiras para a digitalização.

Os principais entraves são:

  • Falta de crescimento econômico
  • Ausência de conhecimento para extrair insights dos dados
  • Temor pela privacidade e segurança na internet
  • Falta de orçamento para as atualizações
  • Barreiras regulatórias.

A boa notícia é que esses problemas podem ser resolvidos com a ajuda de um parceiro experiente em Tecnologia da Informação, como os especialistas da Asasul.

Fale conosco para tirar dúvidas e conhecer soluções pensadas para simplificar o dia a dia da sua equipe.