Novos ataques de Vírus – Ransomware são detectados

Afinal de contas, o que é Ransomware?

Ransomware é uma categoria de malware (código malicioso de computador), que quando infecta um computador, criptografa os seus arquivos os tornando inacessíveis. Somente o criminoso que lançou o ataque possui a senha para descriptografar os seus arquivos. Geralmente, depois de um ataque, o criminoso deixa um arquivo TXT ou HTML com uma mensagem com as instruções para pagar o resgate e recuperar os seus arquivos.

Quais os prejuízos que o Ransomware causa?

Paralisação da empresa: Quando a contaminação afeta máquinas importantes para o seu negócio, como seu servidor de banco de dados. Neste caso, se sua empresa não possui um plano de recuperação de desastres, pode ficar parada por vários dias.
Perda de informações importantes: Como os arquivos são criptografados, a empresa precisa pagar ao criminoso para fazer a descriptografia dos arquivos. Mesmo pagando o resgate de seus computadores, não há garantia que terá os arquivos de volta.
Prejuízos financeiros: Imagine não conseguir emitir nota fiscal? Sem faturar para seus clientes, não há dinheiro entrando no caixa.

Qual a melhor proteção contra o Ransomware?

Backup: Realizar periodicamente o backup dos dados, em mídias diferentes (HD externo, Storage e Nuvem);
Atualização de software: É preciso que mantenha todas as atualizações de seus Sistemas Operacionais e aplicativos em dia;
Antivírus para empresas: Esqueça os antivírus gratuitos ou feitos para pessoas físicas. Sua empresa precisa de um antivírus corporativo, que permita um gerenciamento centralizado e possa impor as suas regras de segurança em todos os computadores da empresa;
Tenha um firewall: O ideal é ter uma proteção na borda da sua rede com um firewall UTM bem configurado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.