ATAQUES CIBERNÉTICOS CRESCEM 330% NO BRASIL
As ameaças cibernéticas ainda vão tirar muitas noites de sono dos administradores. Um levantamento da empresa de segurança Kaspersky, divulgado em junho, mostrou que os ciberataques usando o acesso remoto cresceram 330% no Brasil.
Já outro relatório da mesma companhia, também reportado em junho, apontou o Brasil como líder em ataques ransomware às empresas durante a pandemia.
Esse aumento de ataques tem tudo a ver com o momento vivido por empesas de diferentes setores que precisaram habilitar uma operação remota em nome da continuidade dos negócios.
Os ataques geralmente têm origem no exterior, embora seja difícil rastreá-los, e visam bloquear sistemas ou roubar dados sigilosos em troca de um resgate, que pode ser pela liberação dos sistemas e arquivos ou mesmo para que estes não sejam divulgados publicamente.
Sugestões de prevenção contra ameaças cibernéticas
As organizações precisam estar sempre atentas aos ataques. Algumas prevenções podem ser tomadas, como:
– Certifique-se sempre de que o seu antivírus está atualizado. Isso fornece outra camada de segurança contra muitos ataques.
– Faça backup de dados importantes.
– Tenha uma rígida política acessos e senhas.
– Contrate soluções de monitoramento e prevenções de ataques.
Além disso, é importante sempre ter um plano de contingência para eventuais transtornos.
Proteja-se! E precisando de um apoio técnico especializado para verificar seu ambiente de TI x segurança, entre em contato com a Asasul!
Nosso serviço opera visando a otimização de recursos, diminuição de custos e ociosidade, reduzindo riscos com vulnerabilidades e minimizando impactos em casos de falhas.
A Asasul tem uma equipe de consultores especializados para fazer o diagnóstico e sugerir soluções eficazes que atendam às necessidades dos seus clientes. Realizamos o acompanhamento permanente da equipe e reuniões mensais para alinhamento e planejamento.
Para saber mais, entre em contato conosco!