Sua empresa recebeu algum telefonema ou e-mail sobre uma auditória de licenciamento de softwares Microsoft?

Caso sim, não se desespere, periodicamente a Microsoft realiza auditorias em empresas com o objetivo de verificar a conformidade a conformidade das licenças instaladas na empresa.

O que é a notificação da Microsoft?

A auditória tem como objetivo identificar empresas que façam uso de softwares Microsoft sem a devida licença ou “pirateados”. Isso acontece por um simples motivo, pirataria é crime e prejudica a desenvolvedora de softwares, como a Microsoft.

Como é feita essa fiscalização?

Normalmente o primeiro contato realizado é por telefone pelo time “antipirataria” da Microsoft, quando isso ocorre, eles estão lhe dando a chance de regularizar os softwares de sua empresa. Para isso, a Microsoft irá pedir para que o responsável pela TI preencha uma planilha de inventário enviada pela própria Microsoft, nessa planilha está relacionado todos os produtos comercializados pela Microsoft, nela você irá preencher todos os softwares Microsoft utilizados por sua empresa. Nesse processo de auditória é recomendado à ajuda e suporte de um consultor especializado em licenciamentos Microsoft, conte com a Asasul para auxiliar sua empresa nesse processo de preenchimento da planilha.

Após o envio da planilha, eles irão realizar um confronto das licenças cadastradas no sistema, e solicitar o envio de notas fiscais que comprovam a legalidade das licenças por sua empresa. Caso sua empresa não consiga comprovar por meio de notas fiscais a legalidade das licenças, será solicitado pelo time de análise da Microsoft a aquisição das mesmas pelo prazo de até 7 dias, por um fornecedor credenciado.

Depois que sua empresa apresentar as evidências e comprovações da compra, a fiscalização será encerrada, mas isso não significa que isso não poderá vir a acontecer novamente. Essa ação pode se repetir após 1 ou 2 anos e sua empresa será comunicada a repetir o processo.

O que acontece com a empresa que não regularizar o uso dos softwares Microsoft?

Caso sua empresa mesmo depois de receber uma notificação da Microsoft não regulariza a licença de uso, o caso é encaminhado para o jurídico e o uso irregular pode acabar em processos cíveis e criminais.

A Asasul oferece soluções em TI de uma forma mais simples, segura e econômica!

Para saber mais, entre em contato conosco!